segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Janelas do Mundo



O correio me entregou este mágico pacote com lindos cartões que fazem parte do trabalho JANELAS DO MUNDO de Neide Santos e Miguel Bertollo, com textos de Neide Santos. Um belíssimo presente que me encantou.
O lançamento e exposição de JANELAS DO MUNDO foi no dia 11 de novembro do corrente, em João Pessoa.
O texto de apresentação, lido na noite do evento, inicia com um trecho da crônica A arte de Ser Feliz de Cecília Meireles, uma de minhas crônicas preferidas desta querida escritora:

"Houve um tempo em que minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz". ( Restante da crônica aqui)

Transcrevo uma parte da fala de Neide Santos,  onde ela explica como surgiu seu interesse pelas janelas do mundo:

" A ideia de pintar janelas surgiu depois que recebi uma fotografia de Lúcia Hiratsuka, escritora e ilustradora de livros infantis. Quando Lúcia esteve em João Pessoa em 2008, levei-a para um passeio no Centro Histórico e ela tirou um retrato de uma janela antiga do bairro do Varadouro. Ao regressar a São Paulo, me enviou a foto por e-mail. Resolvi fazer uma releitura dessa foto diminuta e surgiu o desejo de pintar outras janelas.Pedi a meu filho João Eduardo, que mora em Vancouver, que me enviasse algumas fotos de janelas antigas da cidade. Ele me enviou cinco fotos, escolhi apenas uma, a janela de uma casa situada no bairro onde ele reside - Strathcona - esta foi a segunda janela que pintei, outras se seguiram. Parti sempre de fotografias tiradas por mim, por familiares, por amigos".

"Depois das janelas do Varadouro e de Vancouver, vieram as do Recife antigo, Olinda, Aveiro (Portugal) Dinamarca, Quebéc, daí o título Janelas do Mundo".

Minha janela preferida, na coleção: ( Amei todas, mas esta foi a eleita)


                                                        
                                                            


                                                

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário